A lenda do longo prazo

Muito se fala de longo prazo, porém ninguém sabe ao certo quando ele chegará ou se ele realmente existe. Esse tem sido um dos temas mais frequentemente abordados pela comunidade do poker nos últimos tempos, e essa discussão que quase tende ao infinito está bem longe de terminar, pois o field tem um número cada vez maior de profissionais esmiuçando o jogo, aproveitando cada vez mais as vantagens matemáticas e psicológicas do jogo, e com nesse cenário mais nivelado, reduz o edge (vantagem) dos profissionais sobre o field e a lógica é que os swings (variância do jogo) sejam cada vez mais fortes, e o assunto novamente venha a tona.

O gráfico a cima é uma simplificação do que seria o longo prazo na linha tracejada ‘’A’’ e nas demais linhas os caminhos que a linha real poderia passar até alcançar o longo prazo.

Analisando jogadores normais seria impossível chegar no longo prazo, por diversas razões. Primeiro por que todos os jogadores mudam seus jogos constantemente dependendo das informações que adquirem se autoconhecendo, em escolas de poker, fóruns, etc… o que faz com que tanto o jogador a ser analisado quanto o field que ele enfrenta esteja mudando todos os dias, então quando o jogador da amostra tiver jogado um número X de mãos o jogo dele já mudou e o do field também, e assim por diante, em um ciclo que impediria a chegada do utópico longo prazo. Segundo, que mesmo sem considerar isso, o número de variáveis é tão insano que beira ao impossível  contabilizar todos as variáveis até a conversão da amostra. Não é atoa que um bom jogador sempre terá edge no poker.

Em um pensamento muito simplista seria possível alcançar o longo prazo com uma amostragem que provavelmente faria um Holdem Manager travar (é só pensarmos na quantidade de permutações de mãos e boards de uma mesa), mas para que isso seja possível também é necessário que ao invés de usarmos uma database de um humano, usássemos a de um programa (bot) jogando contra um field de bots, e mais do que isso, para que dê certo não poderia haver atualizações nos bots. Com isso, seria possível alcançar o longo prazo, por que por mais absurdo que seja iriamos conseguir controlar essas variáveis até o longo prazo.

É justamente pelos jogadores não entenderem o conceito de longo prazo que muitos  entram em uma armadilha por acharem que tem uma expectativa positiva, concluindo que só por que nas primeiras ‘’Y’’ mil mãos tiveram um resultado expressivo, achando que o resultado que tiveram se aproxima  do valor correto de retorno para a amostra considerando suas habilidades, sendo que na verdade tiveram uma grande good run, aí depois dessa good run começam a perder e jogam na maioria das vezes se sabotando, pois o ego se apega ao que é mais cômodo e acham que vão voltar a ganhar pois consideram que o jogo deles tem uma expectativa positiva, quando na verdade plantaram sua própria armadilha entrando em um caminho onde muitos não conseguem volta até serem obrigados a descerem de limite ou quebrarem.

É possível que em 100K mãos (100.000) recebamos 100K AAs e ainda por cima perdermos os 100.000 AAs, mas mesmo existindo essa possibilidade, é improvável que esse fenômeno estatístico aconteça pela probabilidade de 0,00000..1% disso acontecer, e em 100K hands é mais fácil cair 50K AAs do que em todas as 100.000 mãos, que por sua vez é mais difícil do que 300 AAs que é bem mais próximo da expectativa a longo prazo. E aonde eu quero chegar com isso? De uma vez por todas, por mais que você possa viver em uma bad run intensa para sempre, esse fenômeno é um ponto bemmm fora da curva e se você realmente bate o field e faz um volume razoável, será mais fácil estar caminhando pela linha A, B, C, D do gráfico do que a E ou F.

O poker é um jogo onde sempre terá muito edge a ser conquistado, o que proporcionará graças ao bom Deus que existam profissionais desse jogo sempre, a menos que por motivos de legislação torne a atividade inviável.

Espero que vocês tenham gostado do artigo e que eu tenha clareado melhor o conceito de longo prazo. E lembre-se, a melhor forma de ter um gráfico crescente sem muitos swings (oscilações) e ainda chegar mais próximos do resultado esperado é estudando e praticando mais do que seus adversários. Não importa o que aconteça, continue jogando!